segunda-feira, 2 de abril de 2012

Você conhece o Tarô?


Muito se vê e se ouve sobre o Tarô: novelas, filmes, piadas, histórias, etc. São várias as citações e, na grande maioria delas, fala-se apenas do futuro. Fala-se daquela pessoa que iremos encontrar, do amor ideal, da fortuna que está por vir e, quem nunca ouviu, da carta da Morte.

O Tarô diz sim tudo isso e muito mais. Aliás, muito mais mesmo. O futuro a quem tantos se referem, nada mais é do que parte de uma história, de uma situação ou simplesmente de uma dúvida esclarecida pelas cartas. O futuro é aquela dúvida que há tempos desvia nossa atenção mas que nunca tivemos clareza para distingui-la dentro de tantos fatos e ideias que permeiam nossas vidas.

O ser humano vive inundado de ideias, paradoxos, desejos e medos. Cada novo dia é uma nova vivência e uma nova sensação; é uma nova análise das nossas vidas e das vidas dos outros.
Diante de tantos fatos, vontades e curiosidades, é comum querermos algo mais e, naturalmente, desviar-nos dos nossos objetivos. É comum ouvirmos histórias de sucesso e de fracasso e indagarmos como seria se tivéssemos feito as coisas de outra maneira; se aquelas decisões foram realmente as melhores para nós ou não; se, no futuro, iremos nos arrepender por uma atitude ou palavra proferida.

Mas e como esclarecer isso tudo? Existe uma resposta para tantas dúvidas?

E a resposta disso é não. Não existe resposta porque as questões ainda não foram respondidas. E essas questões não foram respondidas porque cada ser humano tem as suas próprias. Cada pessoa tem suas dúvidas e seus elementos únicos que auxiliarão na elaboração de suas conclusões. Cabe a cada indivíduo elaborar suas indagações, usar dos fatos e experiências passados e iniciar a construção das respostas através do seu Autoconhecimento.

O Autoconhecimento é a fonte de todos os problemas e todas as soluções. É o causador das alegrias e frustrações, das sucessos e dos arrependimentos.
A pessoa que domina todas suas vontades, que tem seus objetivos claros e sabe o melhor lugar para guardar as melhores e piores lembranças, vive em paz de espírito, vive com segurança e determinação e sua fé é inabalável. No entanto, pela própria natureza do homem e pela influência do mundo ao seu redor, esse autoconhecimento e domínio da própria vida parecem inatingíveis e a busca por essa essência, necessária para seguir em frente.

O Tarô é a técnica mais antiga e completa utilizada para o Autoconhecimento. Assim como a numerologia, a astrologia, a regressão e diversos outros estudos, sua essência é buscar no interior das pessoas todos os aspectos – ocultos e conscientes – que influenciam no humor, nas tomadas de decisões e até no aprendizado. Porém, dizemos que o Tarô é a técnica mais completa pela sua constante mudança; pela capacidade de expor o momento atual e, após nos fazer refletir profundamente em algum aspecto tratado, passar imediatamente para o próximo momento, onde tudo já pode ser visto de uma nova maneira, nos estimulando à constante reflexão e aprimoramento.
O Tarô nada mais é que o espelho de nosso inconsciente. O momento atual esclarecido e ordenado topicamente para melhor compreensão. E dentro dessa compreensão, temos estímulos e consequências do passado atuando em nosso presente e influenciando, como dizem nos filmes e nas novelas, o nosso futuro.
Portanto é possível e inevitável olhar para o futuro através do Tarô, mas como alternativas que poderão surgir e, agora com o Autoconhecimento necessário para saber o que é bom para si ou não, poderão ser tomadas ou não pelo indivíduo.

Henrique Salgado
Terapeuta Holístico
(AEPERS 16658/08)

Um comentário: